100%

Câmara Municipal realiza a 14ª sessão ordinária

Nesta terça-feira, dia 7 de maio, a Câmara Municipal realizou a 14ª sessão ordinária no Plenário da Casa. Contou com a presença de lideranças de bairros, professores, a imprensa e a comunidade.

Em seu pronunciamento pessoal o vereador Haroldo Fiebes parabenizou a administração pelo evento realizado no fim de semana do Encontro Nacional de Grupos de Dança. Parabenizou também a comunidade pelas festas culturais na cidade.
O vereador solicitou à nova estrutura da mesa diretora, que será definida na próxima semana, para que pudesse ser colocada uma caixa de sugestões na entrada da Câmara, com o objetivo de oportunizar a comunidade a deixar sugestões e críticas sobre as ações da cidade.

O vereador disse que está estranhando a falta de ações sobre o maio amarelo em Timbó. Disse que não é a favor de gastos com publicidade em relação a isso, porém ações mais efetivas para a conscientização da comunidade. Deu exemplos de algumas ações, inclusive educativas, que poderiam ser feitas.

O vereador falou sobre uma indicação de faixa elevada de pedestres na rua Nereu Ramos, Bairro Imigrantes, na altura dos nºs 764, 614. Fiebes falou também sobre o concurso para professores, que ele gostaria de mais informações. O vereador destacou a importância de profissionais qualificados em todas as áreas, porem ainda mais quando se trata de educação para pessoas especiais. “Se a pessoa está na sala de aula ela precisa ser no mínimo graduada. Os professores precisam ser mais valorizados. É o cargo mais importante, porque são eles que ensinam as demais profissões”, disse o vereador Haroldo.

O vereador Rubens Borchardt mostrou algumas fotos do estado das calçadas na cidade. Disse que é preciso fiscalizar. Ele mostrou também umas fotos de um fato que ocorreu no ano passado de casas que foram atingidas por enxurradas. Rubens disse que a construção ao lado da casa é irregular e por isso acabou sendo atingida pela água. O vereador pede que algo seja feito. Segundo o vereador, na Rua Frei Bruna a situação é semelhante. 

O vereador Fabrício Dalcastagné agradeceu ao Jornal A Cidade pela entrevista realizada nesta semana. Falou de uma indicação que fez juntamente com o vereador Carlos Adriano sobre a criação de um sistema de localização nos cemitérios da cidade. O vereador também destacou o o estado das calçadas na cidade.

Fabrício destacou uma situação que está ocorrendo na educação. Conversou com alguns professores que estão preocupados com a situação dos ACTs no município e também com a falta de formação dos professores para acompanhar as crianças especiais. Falou sobre uma situação antiga dos agentes de recreação, e disse que na época os professores foram contra esta ação, porque acreditam que é preciso ter formação e preparação para isso das crianças. Cuidar e educar são indissociáveis.

O vereador disse que hoje existem casos de professores que possuem 7 alunos com necessidades especiais em apenas uma sala. “Me preocupa muito estas questões. Mas amanha quero conversar com o Secretário de Educação para saber o que está acontecendo. Eu fico surpreso porque os professores não estão sabendo de nada sobre esse processo, agora na metade do ano. Quero crer que tenha motivos plausíveis para isso”, disse Fabrício.

O vereador Douglas pediu uma aparte e disse que muitos pais também o procuraram com preocupação. O vereador disse que também quer participar da reunião com o secretário para compreender a situação e saber o que é possível fazer para auxiliar os professores.

O vereador Carlos Adriano Kruger disse que ficou feliz em saber das obras na Rua Áustria, porém ele disse que é preciso mexer também na Rua Indonésia. Falou também sobre a pavimentação da Rua Bolívia, as pessoas estão falando sobre a pintura das faixas.

Mostrou a foto de um terreno na Rua Mônaco, disse que existe acumulo de água. É necessário fazer uma drenagem. Mostrou também algumas calçadas que estão repletas de mato. O vereador disse que a Prefeitura precisa fazer a sua parte. “Precisamos cobrar um pouco mais do executivo. Acredito que nós vereadores temos que cobrar destas secretarias que estão deixando a desejar”, disse Carlos.

O vereador Fabrício pediu uma aparte para falar sobre um cidadão que disse que no bairro das Capitais uma pessoa estava fazendo aterro em um local que não era permitido. Ele solicitou a Prefeitura que verificasse a situação e estava irregular. O aterro poderia ser feito em apenas um terreno e não nos dois. O vereador afirma que é precisa fiscalizar pois podem existir outras situações como esta que acabam prejudicando outras pessoas principalmente durante as enxurradas.

O vereador Carlos citou uma situação de um terreno que recebeu licença para ser aterrado, porém acredita que não poderia. “São situações que deixam a desejar, pois quem quer fazer algo certo muitas vezes não consegue fazer licença”, disse Krüger.

O vereador John Adriano Schwartz pediu uma aparte e disse que isso só vai acabar enquanto organizar o Termos de Ajuste de Conduta.

Com relação aos professores, o vereador Carlos disse que estará junto na busca por uma solução.
O vereador Martinho de Souza Filho parabenizou o evento do fim de semana do Encontro Nacional de Grupos de Dança. Falou sobre novidades da administração. Falou da sua visita ao Gabinete do Laércio para levar uma solicitação para o aumento do efetivo da Polícia. Destacou a importância de mais profissionais na cidade.

Falou também sobre a valorização aos professores. O vereador disse que falou com o Secretário de Educação Alfroh Postai e leu uma nota enviada pelo executivo.

O vereador disse que reconhece as necessidades e as dificuldades dos professores e que estará unido aos demais vereadores na busca por uma solução para esta situação.  

O Presidente da Câmara Guilherme Voigt Junior parabenizou o atleta Rogério Carl que conquistou mais um prêmio no atletismo.
 
PROPOSITURAS PROTOCOLADAS:Do(s) Vereador(es): Poder Executivo
PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0025/2019 -     Autoriza a Concessão Gratuita de Uso de Bem Público à Associação dos Produtores Orgânicos de Timbó - PROORG.
 
Do(s) Vereador(es): Poder Executivo
PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0026/2019 -   Dispõe sobre a realização do evento comemorativo ao “Dia do Colono”, que integra o Programa Social de Desenvolvimento Rural.
 
Do(s) Vereador(es): Douglas Emanuel Marchetti
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0024/2019 - Que seja enviado cópia do Projeto Executivo da ampliação e reforma do Centro Integrado de Cultura- CIC. 
 
Do(s) Vereador(es): Douglas Emanuel Marchetti
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0025/2019 - Informações sobre reforma e manutenção do telhado do Pavilhão de Eventos Henry Paul.
 
Do(s) Vereador(es): Rubens Borchardt
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0086/2019 - Limpeza e os reparos das calçadas na Rua Marechal Floriano Peixoto, e/ou, notifique os proprietários para que o faça. 
 
Do(s) Vereador(es): Fabricio Dalcastagné
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0087/2019 - Elevação da faixa de pedestres já existente na confluência da rua Atalanta com a Rua Pomeranos, Bairro Pomeranos.   
 
Do(s) Vereador(es): Guilherme Voigt Junior
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0088/2019 -   Desobstrução da boca de lobo  na Rua Edgar Jacobsen, Bairro das Capitais.
 
Do(s) Vereador(es): Fabricio Dalcastagné
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0089/2019 - Elevação de faixa de pedestres na rua Inglaterra, defronte à Escola de Ensino Fundamental Prof. Emir Ropelato.
 
Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0092/2019 - Notificação da Empresa Oi para realizar a limpeza do imóvel.  
 
Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0093/2019 - Instalação de faixa elevada de pedestres  na rua Nereu Ramos, Bairro Imigrantes, na altura dos nºs 764, 614. . 
 
Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0094/2019 - Correção do desnível na pista no entroncamento das ruas Oscar Piske e Inglaterra. 
 
Do(s) Vereador(es): Carlos Adriano Krüger
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0095/2019 - Limpeza do passeio público, poda de arvores, em imóvel do Município na rua Mônaco, ao lado do nº 600. 
 
Do(s) Vereador(es): Fabricio Dalcastagné

INDICAÇÃO nº 76/2019 - Estudo de engenharia de trânsito para proibir estacionamento defronte à Escola de Ensino Fundamental Prof. Emir Ropelato, na rua Inglaterra, Bairro Nações. .
 
Do(s) Vereador(es): Fabricio Dalcastagné; Carlos Adriano Krüger

INDICAÇÃO nº 78/2019 - Estudo para implantação de sistema de mapeamento por quadra nos cemitérios .  
MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA:Do(s) Vereador(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0023/2019 - Autoriza repasse de valor ao Fundo Municipal de Reequipamento e Melhoria da Polícia Militar – FUNREPOM, destinado a ampliação e reforma do quartel da polícia militar de Timbó.

Aprovado

Do(s) Vereador(es): Douglas Emanuel Marchetti
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0024/2019 - Que seja enviado cópia do Projeto Executivo da ampliação e reforma do Centro Integrado de Cultura- CIC.
 
Aprovado

Do(s) Vereador(es): Douglas Emanuel Marchetti
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0025/2019 - Informações sobre reforma e manutenção do telhado do Pavilhão de Eventos Henry Paul.

Aprovado

Assessoria de Comunicação 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 09/05/2019 - 16:20:23 por: Karina Beatrice Frainer - Alterado em: 09/05/2019 - 16:20:23 por: Karina Beatrice Frainer

Notícias

Homenagem ao Escotismo marca a 12ª sessão ordinária
Homenagem ao Escotismo marca a 12ª sessão ordinária

Nesta terça-feira, dia 23 de abril, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 12ª sessão ordinária no Plenário da Casa. Contou com a presença do Prefeito Jorge Krüger, a vereadora e secretária da mesa diretora de Rio dos Cedros Vivian Zoboli, líderes de bairros, o Grupo Escoteiro Purpurata, e o Grupo Escoteiro Alexandre Roepke, a imprensa e a comunidade. O vereador Douglas Marchetti não se fez presente na sessão devido ao falecimento de seu avô.

Câmara Municipal realiza a 10ª sessão ordinária
Câmara Municipal realiza a 10ª sessão ordinária

Nesta terça-feira, dia 9 de abril, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 10ª sessão ordinária no Plenário da Casa. Contou com a presença de lideranças de bairros, a imprensa e a comunidade. O vereador Haroldo Fiebes não esteve na sessão devido a trabalho.