100%

Câmara Municipal realiza a 8ª sessão ordinária nesta terça-feira, dia 26

Na noite desta terça-feira, dia 26 de março, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 8ª sessão ordinária no Plenário da Casa. Contou com a presença da imprensa, moradores da Rua Tiroleses, liderança de bairros e a comunidade. O vereador Rubens Borchardt não esteve presente por motivo de doença.
 
O morador do bairro Tiroleses Germano Ricardo Hedler utilizou a tribuna popular para falar sobre a pavimentação da Rua Tiroleses. O objetivo da fala foi a solicitação do apoio dos vereadores para a busca de recursos com o intuito de poder pavimentar todo o perímetro da rua, visto que a pavimentação que será iniciada irá apenas até um percurso.
 
Em seu pronunciamento pessoal, o Presidente Guilherme Voigt Junior parabenizou a administração pela homenagem feita aos ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos no evento de comemoração aos 85 anos de Emancipação Política de Timbó, realizada na segunda-feira, dia 25.
 
Falou sobre uma indicação que fez para que o anexo localizado na Praça das Bandeiras, na Rua General Osório, Centro,  hoje ocupado pela Feira da Associação dos Produtores de Produtos Orgânicos de Timbó (ProOrg), tenha seu uso cedido à Associação Timboense de Radioamadores - ATRA, após sua desocupação.  Ele afirma que este local seria provisório.
 
Convidou a comunidade a prestigiar a sessão ordinária do Programa Parlamento Jovem que será nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 8h30min na Câmara.
 
O vereador Haroldo Fiebes falou sobre a indicação que fez sobre a reforma de um abrigo de ônibus. Parabenizou os funcinários do setor público pelo bom trabalho que fazem. Destacou a situação de um grupo de moradores que procurou a secretaria de obras 19 vezes para fazer uma solitação devido a uma tubulação em sua rua. O vereador disse que fará uma indicação para que o problema possa ser visto pelo executive.
 
O vereador falou também sobre a fala do morador Germano da Rua Tiroleses e disse que nao concorda com a fala do Prefeito que diz que nao é possivel pavimentar toda a rua. “Quando se quer, se consegue. Se pode pegar dinheiro emprestado para colocar asfalto em cima de calçamento, porque nao se pode fazer para pavimentar toda a Rua Tiroleses?” Para o vereador, dizer que não da pra fazer é uma falta de vontade política.
 
O vereador Douglas Marchetti falou sobre pedidos que fez e o ofício que recebeu sobre a emenda enviada pelo Esperidião Amim para Timbó. Solicitou ao Prefeito que o recurso fosse utilizado para a continuidade da pavimentação da rua. Disse que o legislative economiza recursos para devolver ao executive e que está fazendo a sua parte. Cabe ao executivo fazer essa análise de prioridades. 
 
 
 
Douglas falou sobre a reunião realizada na semana passada no gabinete do Deputado Laércio, onde ele entregou o ofício com o projeto para transformer Timbó na Capital Catarinense do Cicloturismo. Laércio em seguida protocolou o projeto, que agora está em tramitação. Para o vereador, este título será importante não só para Timbó mas as demais cidades do Vale com a vinda de turistas e a geração de renda para o comércio.
 
O vereador Douglas mostrou uma matéria de uma radio e um video onde mostra animais abandonas e presos em casas, onde a família foi embora. Ele destacou a importância de cuidar e respeitar os animais e chamou atenção da comunidade para realizar as denúncias a maus-tratos. Disse que após a sessão teria uma reunião com os protetores de animais da cidade.
 
O vereador Carlos Adriano Kruger parabenizou o atleta Rogério conhecido como Jacu que conquistou mais um prêmio no atletismo. Mostrou algumas fotos de pedidos que foram solicitados ao setor de obras, e que não estão sendo resolvidos, destaque para  Rua Turquia e a Rua atrás do ancionato.
 
O vereador mostrou um vídeo do final da Rua Abílio Lenzi que mostra a estrada em péssimas condições e muito mato. O vereador afirma ser um trecho perigoso para a comunidade.
 
O vereador Martinho de Souza Filho falou como líder de governo. Parabenizou Timbó pelos 85 anos de emancipação política e pela homenagem feita aos ex-prefeitos e ex-vice-prefeito. Falou da importancia do trabalho de cada gestor para Timbó. Destacou a qualidade de vida que hoje Timbo possui. Falous sobre as pavimentações ques estão em andamento pela cidade. 
 
 
Apresentação de Projetos
 
 
Mensagem Retificativa ao Projeto de Lei Ordinária nº 10/2019 – Altera a composição do conselho e a gestão do Fundo Municipal de Turismo de que trata a Lei nº 1964, de 20 de outubro de 1997.
 
Projeto de Lei Ordinária nº 18/2019 – Proíbe a utilização de canudos plásticos não biodegradáveis. 
 
 
Pedidos de Providências
 
 
•          nº 60/2019, de autoria do Vereador Rubens Borchardt; Instalar uma faixa de pedestres elevada na rua Botuverá, nas imediações do nº 237, Bairro Quintino.
•          Nº 61/2019, de autoria do Vereador Rubens Borchardt; Instalar uma boca de lobo na Rua Groelândia, lado oposto ao nº 1015, Bairro Nações.
 
•          nº 62/2019, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz;  Patrolar e macadamizar a rua SD 03 05, primeira rua após o Beco Roberto Schumann, bem como realizar o conserto de uma boca de lobo existente no início da referida via, na confluência com a rua Frederico Schumann, Bairro Pomeranos.
 
•          nº 63/2019, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que seja feito reparo na tubulação existente na Tifa Nardelli, TBO 020, nas imediações do acesso à TBO  434, Tifa Janke, Bairro São Roque.
 
 
•          nº 64/2019, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que seja feito a reconstrução do abrigo de ônibus instalado na Rodovia SC 477, próximo à divisa Timbó-Indaial.
 
•          nº 65/2019, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti; Que o Poder Executivo realize um estudo de viabilidade para que sejam implantadas demarcações com catadióptrico (olho-de-gato), ou com pintura, nos cruzamentos das Ruas Inglaterra e Oscar Piske, com a criação de um espaço sobre a pista de rolamento destinado aos automóveis que aguardam para realizar o cruzamento das vias.
•          nº 66/2019, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger. Que seja feito serviços de limpeza, macadamização e patrolamento da parte final da rua Abilio Lenzi, bem como no acesso da rua Edmundo Lindner, Bairro Araponguinhas, que são interligadas por um pontilhão, muito utilizadas pelos moradores da localidade, principalmente por estudantes da Escola Municipal Profº Nestor Margarida.
 
 
Indicações
 
•          nº 50/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que seja incluída no Programa de Pavimentação de Vias, ainda que em sistema de mutirão, a Rua Dona Frida, no Bairro Araponguinhas. 
•          58/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize as obras necessárias à finalização do Galpão em que se encontra instalado o Centro de Convivência do Idoso, localizado anexo ao Jardim Botânico, em especial, instalando o forro de modo a melhorar a acústica daquele espaço, bem como, amenizar o calor e, consequentemente, economizar energia elétrica, haja vista que os aparelhos de Ar Condicionados trabalharão "mais folgados". Além disso, sugere-se que se instale na pista de dança um material próprio para tanto, opinando-se pela instalação de um assoalho de madeira. Ademais, também se sugere que seja instalada uma escada de acesso às salas localizadas na parte superior, hoje inacessíveis e obsoletas, bem como, se utilize tais espaços para melhor atender os usuários.
•         
•          nº 59/2019, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que seja incluído no Programa “Calçada Legal” a Rua Frederico Schumann, Bairro Pomeranos.
 
•          nº 60/2019, de autoria do Vereador Guilherme Voigt Júnior. Que o anexo localizado na Praça das Bandeiras, na Rua General Osório, Centro,  hoje ocupado pela Feira da Associação dos Produtores de Produtos Orgânicos de Timbó (ProOrg), seja tenha seu uso cedido à Associação Timboense de Radioamadores - ATRA, após sua desocupação. 
 
Ordem do Dia
 
 
Pedidos de Informações Parlamentares nº 17 - de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.   Com relação à estrutura de máquinas e equipamentos da Secretaria de Obras, busca-se saber: Quais os tipos de máquinas e equipamentos da Secretaria? Qual a quantidade de cada tipo de máquinas e equipamentos? Quantos estão em condições de uso, e quantos estão sucateados (sem conserto)? Quais serviços de máquinas terceirizadas estão sendo contratados? Justificação Para fins de fiscalização.
 
Aprovado
 
Pedidos de Informações Parlamentares nº 18-  de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.  Com relação à Banheiros Químicos, busca-se saber: Qual a quantidade que o Município possui? Onde estão lotados? Qual o custo unitário? Justificação Para fins de fiscalização.
 
Aprovado
 
Pedidos de Informações Parlamentares nº19 - de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.  Com relação a Pavimentação de Vias, busca-se saber: Quais os sistemas de pavimentação adotados no Município e como funciona cada um? Quais os materiais que podem ser utilizados? Como funciona o sistema Mutirão? Os contribuintes que aderem a este sistema mantêm o contrato com a Administração ou com o prestador de serviços? Quem elabora este contrato? É possível que algum contribuinte com restrição de crédito seja impedido de aderir ao sistema de mutirão? Se afirmativa a resposta ao quesito anterior, qual o fundamento legal que autoriza tal impedimento?
 
Aprovado
 
Moção nº 2/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes e subscrita pelos demais vereadores.
 
Que na apreciação da PEC 6/2019 - Modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias, e dá outras providências, que não haja prejuízos ao direito adquirido dos contribuintes já segurados pelo INSS, independente do início das contribuições, corroborando com o ditado popular : “que não se mexe com as regras do jogo durante o jogo”; que seja considerada uma idade mínima inferior à proposta na PEC, opinando-se, desde já 55 anos de idade para homens e mulheres, bem como, salvaguardar o valor mínimo de aposentadoria não inferior a um salário mínimo vigente, atendendo aos princípios de uma justiça social aplicada à coletividade, valorizando o bem-estar social e a qualidade de vida no contexto da sociedade brasileira.  
 
Aprovado

Assessoria de Comunicação 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/03/2019 - 16:43:42 por: Karina Beatrice Frainer - Alterado em: 27/03/2019 - 16:43:42 por: Karina Beatrice Frainer

Notícias

Homenagem ao Escotismo marca a 12ª sessão ordinária
Homenagem ao Escotismo marca a 12ª sessão ordinária

Nesta terça-feira, dia 23 de abril, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 12ª sessão ordinária no Plenário da Casa. Contou com a presença do Prefeito Jorge Krüger, a vereadora e secretária da mesa diretora de Rio dos Cedros Vivian Zoboli, líderes de bairros, o Grupo Escoteiro Purpurata, e o Grupo Escoteiro Alexandre Roepke, a imprensa e a comunidade. O vereador Douglas Marchetti não se fez presente na sessão devido ao falecimento de seu avô.

Câmara Municipal realiza a 10ª sessão ordinária
Câmara Municipal realiza a 10ª sessão ordinária

Nesta terça-feira, dia 9 de abril, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 10ª sessão ordinária no Plenário da Casa. Contou com a presença de lideranças de bairros, a imprensa e a comunidade. O vereador Haroldo Fiebes não esteve na sessão devido a trabalho.