Enquete da Câmara

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing?


Receba as Novidades


Redes Sociais

A Câmara também está ao seu alcance nas redes sociais.

Redes Sociais

Conteúdo Geral

Notícias

17/07/2018 | Câmara Municipal realiza a vigésima quarta sessão ordinária

No dia 17 de julho, terça-feira, a Câmara Municipal realizou a vigésima quarta sessão ordinária no plenário da casa. Lideranças de bairros, secretários e a comunidade prestigiaram o evento.

O Presidente Douglas Marchetti parabenizou a Banda Municipal pela apresentação realizada neste último domingo no Museu da Música. Destacou a importância da preservação das tradições e da qualidade musical.
Destacou a atuação do Governo do Estado sobre a falta da pagamentos, cortes na educação e investimentos em prefeituras do MDB, agora próximo as eleições. “O que me chama atenção são os atos de irresponsabilidade do Governo do Estado, no que diz respeito a falta de repasse, e o corte do FUNDAM. Um momento de dificuldade onde as prefeituras contavam com esse recurso. Não fez pagamentos, quis cancelar as vagas do CEDUP, e tantas outras situações que envolvem o Governo do Estado, que tem sempre o mesmo discurso, mas recentemente o Governo assinou contrato para envio de recursos somente para as prefeituras do MDB. E por que as outras não? Não paga a saúde das cidades mas tem dinheiro para enviar recursos as prefeituras só do MDB. De que maneira iremos fazer as obras importantes se os municípios têm que arcar cada vez mais com compromissos? Havia um recurso previsto para a cidade de Timbó e o governo simplesmente cancelou. Infelizmente um ato de irresponsabilidade e mostra o tamanho despreparo. Este ano é ano de eleição e temos que mudar esta situação.”, disse Douglas.

Chamou atenção para o Projeto de Lei número 39 que trata do repasse do valor arrecadado do pagamento a vista do IPTU e ISS. Parabenizo os cidadãos que puderam colaborar com o pagamento a vista do IPTU para a construção da UTI Neonatal, assim como foi da UTI adulta. “Isso é uma demonstração de como o povo é comprometido com Timbó. Solicito aos vereadores para que possam se reunir de forma extraordinária e encaminhar o projeto para aprovação, para que o executivo possa fazer o repasse com urgência”, disse o Presidente.

O vereador Martinho de Souza Filho destacou o assunto da CPI que encerrou na semana passada. Disse que devemos valorizar as pessoas que fizeram parte da comissão e também a todos os vereadores que estão aqui. “Muitas pessoas disseram que eu e o vereador Adilson não queríamos que houvesse a investigação e isso não é verdade. A investigação aconteceu, demos todas as condições para que tudo fosse analisado, investigado, e ouvido as testemunhas. Sempre ouvimos ambas as partes e buscamos as diretrizes. Não tivemos nenhuma informação de favorecimento de pessoas e de que alguém tenha sido prejudicado”, disse o vereador.

O vereador Martinho esclareceu cada ponto da CPI. “Lembrando que a CPI não pune e não absolve ninguém, apenas cumprimos com nossas responsabilidades. Não temos a obrigação de mandar o relatório ao ministério público, mas eu faço questão de fazer isso para que o Ministério Publico tome as medidas cabíveis. Foi uma CPI democrática em que todos tiveram vez e voz”, disse o vereador.

O vereador Haroldo Fiebes parabenizou a apresentação da Banda Municipal realizada no Museu da Música no último domingo. Convidou a comunidade para o Baile do Colono na Sociedade Liberdade que será neste fim de semana. Mostrou imagens da tubulação no bairro Pomeranos (na saída), final da Rua Urubici, onde passa em uma propriedade particular. As imagens mostram buracos formados devido a tubulação que cedeu. Ele solicitou que o líder de governo leve a situação ao executivo.

O vereador falou sobre o bom trabalho feito pelo secretario de educação Alfroh Postai. Destacou que foi muito bem atendido. O assunto foi justamente a questão de aproveitar mais as brincadeiras infantis e menos o uso do celular e a internet para as crianças.

Falou sobre uma moção feita por ele para enviar ao Governo do Estado sobre o investimento a Ponte Hercílio Luz. Para ele, investir em uma ponte apenas para o turismo, e deixar de atender importantes reivindicações das cidades, é injusto.

Falou a respeito de sua opinião contrária na colocação de asfalto sobre o calçamento. Ele afirma não ser contra a pavimentação asfáltica, mas destaca que existem ruas que não tem pavimentação e poderiam ser contempladas.

O Vereador Fabrício Dalcastagné agradeceu ao Demutran sobre uma alteração no trânsito na Rua Japão e Rua 7, e outra situação para melhorar o fluxo da via. Falou sobre a importância da limpeza dos rios, e citou um exemplo do que é feito em Pomerode. “Não adianta só tubular, é preciso também fazer a limpeza dos ribeirões e rios”, disse ele.

O vereador Carlos Adriano Kruger falou sobre o Ginásio de Esportes que está ainda impossibilitado de ser usado por conta da enxurrada no bairro Padre Martinho Stein. “Quero solicitar aos vereadores que verifiquem a situação com o executivo, pois as crianças precisam utilizar o espaço para a prática esportiva”, disse ele. Falou sobre o caso da CPI arquivada, que o deixou triste principalmente pela questão de tratamentos e benefícios que são dados a algumas determinadas pessoas.

O vereador Martinho fez uso da palavra como líder de governo. Destacou as obras feitas no centro da cidade pedindo calma e paciência aos nossos munícipes. “O número de acidentes diminuiu em 70%. Acreditamos que com o sistema de prevenção e mais a pavimentação teremos uma estrutura de qualidade e com segurança. Temos que nos preocupar com a questão da mobilidade urbana. Estas obras certamente serão importantes para que isso aconteça. O que mais queremos é que nossas ruas sejam pavimentadas para que a comunidade possa ter cada vez mais qualidade de vida” disse ele.

Apresentação de Projetos:

Projeto de Lei Ordinária n.º 39/2018 – Autoriza, em continuidade ao Programa de colaboração na reestruturação do Hospital e Maternidade OASE, o auxílio financeiro para a obra de construção da Unidade de Terapia Intensiva - UTI Neonatal junto ao Hospital e Maternidade OASE.
Projeto de Lei Ordinária n.º 45/2018 - Altera o art. 2º da Lei nº 2009, de 04 de setembro de 2017

Projeto de Lei Ordinária n.º 46/2018 - Autoriza a cobrança de Contribuição de melhoria decorrente da execução da pavimentação da Rua Cecilia Reguse - Trecho II

Pedidos de Providência:
• n.º 217/2018, de autoria do Haroldo Fiebes;
• n.º 218 e 219/2018, de autoria do Vereador Adilson Mesch;
• n.º 220/2018, de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné;
• n.º 221/2018, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger;

Indicação:
• n.º 78/2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;

Assessoria de Comunicação

Segue abaixo downloads referentes a notícia:

Outras Notícias